Tecnologia em sala de aula - A rádio escolar

O desenvolvimento da escrita, da pesquisa, da cidadania, da autonomia e da tecnologia no aluno é o objetivo principal das idéias que se apresentam neste espaço, na esperança de que os professores as adotem como forma de melhorar o desempenho dos alunos e o seu próprio.
Rádio escolar - A rádio escolar é um dos instrumentos tecnológicos mais fascinantes que a escola dispõe para melhorar e facilitar a aprendizagem porque em volta dela uma grande quantidade de atividades precisa ser desenvolvida, como a criação de textos, a edição de áudio, a elaboração de enquetes e entrevistas, a criação de spot e jingles, o trabalho em grupo, o gerenciamento do tempo, etc.
Enfim, a rádio escolar, além de proporcionar uma variedade muito grande de aprendizagens, é um equipamento relativamente barato e não requer investimentos maiores para que seja criada e efetivamente utilizada na escola.
Assim, o professor, pode solicitar dos alunos a elaboração de um programa sobre um assunto a ser escolho (trabalho em grupo) e pesquisado na internet, com a utilização de pelo menos uma entrevista, um spot, uma enquete mostrando a diferença entre essas técnicas.  
Exemplos:
a)  Pesquisar músicas que se adéqüem a um tema escolhido para a elaboração do programa.
b)Pesquisar para fazer um programa (filmar o programa “making of” para colocar no blog) sobre os ritmos musicais, exemplificando com uma música correspondente.
c)   Fazer um programa enfocando um tema de sala de aula, utilizando uma enquete, uma entrevista e uma música-tema;
d)Pesquisar e fazer um programa sobre datas comemorativas do momento, utilizando entrevistas e jingle.
e)   Elaborar um programa com conteúdo exclusivo do pátio escolar, utilizando entrevistas, enquetes, músicas solicitadas, recados, informações culturais, sociais e oficiais, etc.
Obs.: O áudio dos programas deve ser colocados no blog, assim como o vídeo do "making of".
Estas atividades desenvolvem no aluno, além da capacidade de trabalhar em equipe, a aptidão para escrever e para falar em público, a desinibição, o improviso, as técnicas de expressão vocal, de equalização de som, enfim, a rádio escolar proporciona um aprendizado prazeroso e variado.